Como um presidente pode acompanhar e proteger o rumo da empresa? As decisões estão produzindo efeitos? As equipes estão engajadas e produzindo o plano (orçamento)?
O presidente inicialmente precisa construir um organograma de gestão (veja o artigo de mesmo nome publicado neste site), um clima organizacional favorável e uma forte comunicação em todos os níveis da empresa, para que todos possam, com seu talento, dedicação e entusiasmo, participar, apoiar e materializar os indicadores do plano.
]]>A estrutura do capital de giro é o reflexo das decisões da Organização. O controle do capital de giro é tão relevante que deve ser rigorosamente planejado, administrado e acompanhado pelo Presidente e sua Equipe de Gestão. Toda decisão ou movimento na Organização atinge o Capital de Giro. Portanto devem-se fortalecer os controles internos das operações.
A boa governança na administração do capital de giro terá como resultado o equilíbrio financeiro da Organização, que viabilizará a continuidade dos seus negócios.
O principal indicador da eficiência empresarial é a geração de caixa. A obtenção de caixa em uma empresa dependerá da combinação harmônica entre um ótimo Plano de Negócios e a excelência nas Gestões Operacional, Estratégica e Econômico-Financeira (veja o artigo Organograma de Gestão).
Para que o caixa reflita o êxito da gestão e o talento gerencial da organização, e consequentemente apresente um excelente resultado, é preciso acompanhar diariamente outros indicadores de gestão que darão sustentação ao indicador de geração de caixa.
Entre os indicadores diários com muita relevância, está o cockpit da margem de contribuição.
]]>Este tema tão relevante é pouco explorado e trabalhado no campo corporativo. Nós já praticamos o sentimento de pertencimento em nossa casa, na igreja, no clube, no time de futebol, no grupo de amigos, na academia, na música, nos autores de filmes, livros e poesias. E por que não na empresa? Por que, na maioria das situações, não existe identidade, comprometimento e conexão com a empresa?
As empresas alocam investimentos em cursos de motivação, em pesquisas de climas, em sistemas de avaliações, em desenvolvimento gerencial, em formação de líderes e outras ferramentas, procurando incessantemente pela produtividade e eficiência das suas operações, e também melhorar a gestão do negócio.
]]>A empresa deve medir a todo o momento o seu desempenho operacional, financeiro e econômico. Mas medir em que base? Comparar com o quê? Como saber se os resultados apresentados são bons? Se a empresa está no caminho certo?
No dia a dia os gestores reagem às necessidades demandadas pelo mercado, tomando decisões pela experiência ou, em muitas situações, pelos números apontados de forma isolada, pela emoção, pressão, influência das decisões da concorrência, às vezes sem pensar no efeito caixa, no orçamento, no plano estratégico e em outras variáveis.
]]>Como está a Gestão Estratégica da sua empresa?
Existe um Organograma de Gestão na sua Empresa?
Gostaríamos de compartilhar esta reflexão organizacional, onde entendemos que fazer gestão é buscar a eficiência, e, ter uma boa administração é priorizar a eficácia, os controles internos. Ambas se complementam e exercem uma interdependência de total relevância e de grandes oportunidades. Porém, somente as empresas com Gestão evoluirão e sobreviverão.
]]>