Como um presidente pode acompanhar e proteger o rumo da empresa? As decisões estão produzindo efeitos? As equipes estão engajadas e produzindo o plano (orçamento)?
O presidente inicialmente precisa construir um organograma de gestão (veja o artigo de mesmo nome publicado neste site), um clima organizacional favorável e uma forte comunicação em todos os níveis da empresa, para que todos possam, com seu talento, dedicação e entusiasmo, participar, apoiar e materializar os indicadores do plano.
Ele deve, em seguida, conhecer e medir rapidamente a evolução desses indicadores‑alvo do plano em tempo real e também aferi-los periodicamente.
As empresas não podem mais ser gerenciadas pelos departamentos, mas sim por meio da gestão integrada destes. São: gestão operacional, gestão estratégica e gestão econômico-financeira.
Compartilhamos a posição dos autores Gadiesh e MacArthur que, em seu livro “Conselhos para o CEO”, definem seis lições principais para o presidente:
1ª) Definir o potencial máximo do negócio;
2ª) Traçar e planejar o plano;
3ª) Melhorar o desempenho;
4ª) Explorar o talento;
5ª) Fazer o patrimônio trabalhar;
6ª) Promover uma mentalidade orientada a resultados.
Também compartilhamos o posicionamento do professor e autor Vicente Falconi no livro “O Verdadeiro Poder”, ao dizer que tudo que se faz na empresa deve ter foco:
1) Foco financeiro;
2) Foco no e do cliente;
3) Foco no e do funcionário;
4) Foco na e da sociedade.
Nota: a inclusão da palavra “do” nos itens é de responsabilidade deste site.
A seguir relacionamos alguns objetivos, atitudes e indicadores em relação ao plano que devem ser medidos, monitorados e perseguidos pelo presidente, de forma assertiva, disciplinada e entusiasmada:
Comentários
Parabéns pela forma e conteúdo, o que espelha a sua competência sobre o tema.
E obrigado por nos compartilhar em suas reflexões, enriquecendo-nos.
Abraço
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