Desempenho Financeiro – Painel de Controle (Cockpit) da Margem de Contribuição

O principal indicador da eficiência empresarial é a geração de caixa. A obtenção de caixa em uma empresa dependerá da combinação harmônica entre um ótimo Plano de Negócios e a excelência nas Gestões Operacional, Estratégica e Econômico-Financeira (veja o artigo Organograma de Gestão).

Para que o caixa reflita o êxito da gestão e o talento gerencial da organização, e consequentemente apresente um excelente resultado, é preciso acompanhar diariamente outros indicadores de gestão que darão sustentação ao indicador de geração de caixa.

Entre os indicadores diários com muita relevância, está o cockpit da margem de contribuição.

Os executivos deverão ter em sua tela a cada hora, por exemplo, no decorrer do dia, qual a margem de contribuição gerada pelas vendas. Complementado com a visão do acumulado no mês, trimestre, semestre e ano. Sempre em comparação ao plano (orçamento).

Assim pode-se intervir no dia a dia, efetivamente fazendo gestão, e será possível corrigir e ajustar o percurso proposto para o mês. Ou seja, a gestão será total, pois haverá condições de monitorar o plano.

O cockpit poderá ter ainda a abertura da margem de contribuição e os indicadores abaixo citados, por unidade de negócio, filial, região, Estado, produto, vendedor e cliente. São eles:

Valor das vendas

Quantidades vendidas

Preços médios e descontos médios concedidos

Prazo médio das vendas.

Quantidade de clientes atendidos (base de clientes)

Estes indicadores diários também serão apresentados no cockpit, sempre em comparação ao plano e principalmente indicando os resultados a ritmo até o final do mês. Ou seja, com a média real diária incorrida até a data da análise, projetam-se os dias úteis restantes, chegando-se ao resultado total para o período (real + a ritmo), para efeito de análise e decisões.

Pode-se ainda diariamente, via cockpit, acompanhar quanto das despesas e custos fixos da empresa, já foram absorvidos ou recuperados pela margem de contribuição gerada. O que possibilitará a adoção de decisões estratégicas para o mês em curso, uma vez que se pode verificar que o Ponto de Equilíbrio foi atingido.

No próximo artigo continuaremos tratando do Desempenho Financeiro, e será abordado o Cockpit do Capital de Giro.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Visitantes

Hoje1
Ontem35
Semana36
Mês475
Tudo47415

Kubik-Rubik Joomla! Extensions

Newsletter

Assine nossa newsletter!